segunda-feira, 13 de abril de 2015

Semana 1 - Dia 3 - SENTE-SE PARA COMER

Se você costuma sentar-se para fazer as refeições, já domina esse importante passo do programa.

Entretanto, se você luta com seu peso, se costuma entrar e sair de dietas, então, acho que você se alimenta, algumas vezes, de pé.

Além disso, talvez você tenha a tendência de racionalizar ou nem perceber a quantidade de alimentos que consome.

As oportunidades para comer enquanto estamos de pé são inúmeras.

Você costuma fazer alguma dessas coisas?
Experimentar os alimentos oferecidos nas degustações nos supermercados, padarias, etc.?
Experimentar os alimentos enquanto cozinha?
Pegar pedaços de alimento do prato de alguém quando tira a mesa?
Dar uma colherada no pote de sorvete ou pegar um saco de batatas fritas enquanto caminha de um lado para o outro, falando com alguém ao telefone?
Pegar um pedaço de doce ou alguma outra guloseima quando passa pela mesa de seu colega?
Beliscar alguma coisa que vê quando abre a geladeira com outra finalidade que não comer?

Tenho certeza de que você ao pensar agora sobre essas coisas reconhece que todas as calorias que consumimos contam para nos fazer engordar.

Entretanto, no momento em que está comendo, você pode racionalizar o que está fazendo com o seguinte pensamento sabotador: “Não vai fazer diferença se eu comer isto”.

Hoje, você vai assumir o compromisso de se sentar - todas as vezes em que for comer qualquer coisa - mesmo que seja só para dar uma mordida.

Será que você está pensando...
“Por que eu tenho que fazer isso?”
“Qual é o problema de comer de pé?”

Pois bem, aqui estão as razões pelas quais você deve adotar esta regra rigorosa de se sentar para comer:
Você precisa, necessariamente, tornar-se mais consciente das calorias de tudo o que põe na boca.

Você precisa prestar atenção no que está comendo para não dizer a si mesmo “Ainda estou com fome, quero mais”, quando tiver terminado de comer o que poderia.

Na maioria das vezes, quando estamos de pé, comemos por impulso em vez de escolhermos alimentos que fazem parte de um cardápio planejado.

Quando você se senta para comer, principalmente à sua mesa de jantar, você toma uma decisão consciente de comer.

Tenho certeza que você reconhece que todas as calorias contam, mas no momento em que você está comendo sentado, na verdade, acaba racionalizando o que está fazendo.

Você sabe que essas calorias contam e pode monitorar mais facilmente o que come - evitando comer exageradamente. Na realidade, você está dizendo para si mesmo: “Estou sentado, fazendo uma refeição apropriada (ou lanche) e estou comendo o que deveria comer”.

Quando você impulsivamente come de pé, está dizendo a si mesmo que concorda em ceder a este desejo, que não faz muita diferença e que isso não terá qualquer consequência.

Todavia, haverá consequências porque cada pedaço de comida que você coloca na boca tem calorias. Mesmo que você, hoje, esteja comendo cenouras cruas enquanto esta de pé, amanhã poderá comer chocolate.

Você se sentirá mais satisfeito pelo fato de ter diminuído a quantidade de alimentos consumidos; é importante espalhá-los à sua frente para que você fique visualmente mais satisfeito. Quanto menos alimentos você visualizar, mais privação irá sentir.

Vamos dizer que você esteja comendo cereais e laranja no café da manha. Se em pé você comer o cereal, provavelmente, o comerá rápida e distraidamente. Então, quando se sentar, verá apenas a laranja e provavelmente não se sentirá satisfeito.

Outro exemplo: Você está num supermercado e experimenta várias amostras de comida enquanto está passeando. Depois, vai para casa jantar. Você poderá comer então apenas a metade do que sua dieta prescreve por causa das calorias consumidas na loja.
Pelo fato de ter diminuído a quantidade de alimentos consumidos, é importante espalhá-los a sua frente para que você fique visualmente mais satisfeito.

Ao comer em pé, você pode sentir-se fisicamente tão satisfeito quanto se estivesse sentado, mas psicologicamente isso não acontece.

Sentir o gosto, mastigar e engolir alimentos lhe dá um certo grau de satisfação, mas você também precisa estar visualmente satisfeito. É necessário extrair o máximo de cada pedaço de alimento.

Várias pessoas sob minha orientação para dieta disseram-me que aprender a se sentar para comer foi a chave para que emagrecessem e não voltassem a engordar. Isso foi crucial para o meu próprio sucesso - e também foi uma das habilidades mais difíceis de ser incorporada à minha vida.

No começo, tive dificuldades, mas agora me alimento, quase sempre, sentada; excluindo alguns vegetais crus que planejo comer enquanto preparo o jantar. (Ninguém é perfeito!) 

Toda vez que volto ao meu velho hábito de comer de pé, invariavelmente, volto a engordar.

COMO SE LEMBRAR SEMPRE DE SENTAR
Interrompa-se sempre que se sentir tentado a comer em pé. Lembre-se da importância de agir assim: mesmo que você consiga lidar com esse hábito agora, você estará arriscando engordar no futuro.

Você deve incorporar o hábito de comer sentado para toda a vida.

Portanto, tenha como meta sentar-se sempre que for comer.

Considere colocar um lembrete com a mensagem "Sente-se" no caderno de dieta, na agenda, na porta da geladeira e nas portas dos armários. Tirar a mesa imediatamente depois de comer também pode servir de lembrete para que você se sente quando fizer a próxima refeição.

Em que você está pensando?
Você perceberá que, enquanto está em pé, o desejo de comer persiste e que os pensamentos sabotadores aparecem. Esteja preparado para escrever Cartões de Enfrentamento.
Aqui estão pensamentos sabotadores comuns e as respostas sugeridas.

Pensamento sabotador:
“Eu gosto de ficar mastigando. Não quero parar de comer enquanto estou em pé”.
Resposta adaptativa:
“Preciso me sentar para comer. Quando como em pé simplesmente não percebo o que estou comendo. Posso acabar comendo demais sem perceber. Se eu quiser emagrecer, preciso me impor esta regra. Posso não querer abandonar este comportamento, mas certamente vou gostar muito de ser magro”.

Pensamento sabotador:
“Tudo bem se eu comer em pé só desta vez. Eu me sentarei na próxima refeição”.
Resposta adaptativa:
“Não está tudo bem em pensar ‘Só desta vez’. Preciso encarar o fato de que provavelmente não conseguirei emagrecer ou de que irei engordar novamente se eu me recusar a mudar meu habito de comer em pé”.

Pensamento sabotador:
“Eu não tenho tempo de sentar para comer”.
Resposta adaptativa:
“Sentar não é opcional. Terei que reorganizar meus horários para ter tempo. Isso é fundamental para controlar ‘o quê’ e ‘quanto’ eu como”.


COMPROMETA-SE POR ESCRITO
Quando eu estiver com vontade de comer em pé, irei __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para me lembrar de sentar sempre que for comer, irei __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUANDO EU ACEITAR O FATO DE QUE TENHO QUE ME SENTAR SEMPRE QUE FOR COMER QUALQUER COISA, FAZER DIETA SERÁ MAIS FÁCIL.

0 comentários:

Postar um comentário