quinta-feira, 19 de março de 2015

PROJETO PENSE MAGRO – Semana 1 – Dia 1 - Vantagens de Emagrecer


Agora sim, entramos nas tarefas do livro!! Vambora??? Começando!


Crie seu CARTAO DE ENFRENTAMENTO, e nele escreva todas as razões pelas quais decidiu fazer dieta. Neste momento, eu gostaria que você pensasse em todas as vantagens de emagrecer e que as escrevesse enquanto elas estão claras em sua mente. Quero que você leia esse 

Cartão de Enfrentamento das Vantagens (ou cartões, caso suas vantagens não caibam num só, todos os dias.

LISTA DAS TAREFAS DE HOJE:

Marque as tarefas que voce completou. Para qualquer item que voce nao tenha completado, anote AGORA a data que irá completa-lo:
  1. Criei meu cartao de vantagens para emagrecer
  2. Escrevi, registrei ou postei essas Vantagens em diversos lugares;
  3. Implementei um sistema de lembretes


O Capitulo do livro que explica o PORQUE FAZER ISSO, SEGUE, NA INTEGRA, ABAIXO:

Dia 1 REGISTRE AS VANTAGENS DE EMAGRECER

Hoje você irá fazer o Primeiro Cartão de Enfrentamento, uma ferramenta essencial que o ajudará a mudar sua programação mental e superar os pensamentos sabotadores que interferem na dieta.
Cartões de Enfrentamento são fichas de arquivo que contém mensagens escritas importantes para ajudá-lo a contrariar seus pensamentos sabotadores. Eles funcionam também para motivá-lo, todos os dias a permanecer na dieta, utilizar bons hábitos alimentares, lidar com a fome e com os desejos incontroláveis de comer, resistir ao ato de comer pelo emocional e voltar ao caminho quando cometer um erro.

Você lerá estes cartões diariamente enquanto estiver de dieta - e depois periodicamente, pelo resto da vida.

Eles são parte essencial do programa de “A dieta definitiva de Beck”. É possível que você nunca tenha feito e muito menos lido um cartão desses. Não é de se admirar que a fome e os desejos ganharam de você no passado!

O cartão que você irá criar hoje pode ser o mais importante de todos. Nele, você escreverá as razões pelas quais decidiu fazer dieta. Neste momento, eu gostaria que você pensasse em todas as vantagens de emagrecer e que as escrevesse enquanto elas estão claras em sua mente. Quero que você leia esse Cartão de Enfrentamento das Vantagens (ou cartões, caso suas vantagens não caibam num só, todos os dias.

Agora que você já sabe o que deve fazer, está pensando:
“Por que escrever as razões para emagrecer?
Eu sempre lembrarei de porquê quero emagrecer”.

Pode parecer difícil de acreditar que você poderia esquecer destas razões. Mas, acredite, é muito fácil esquecer quando há comidas tentadoras em volta.

Haverá muitas ocasiões em que sua determinação irá vacilar e você terá pensamentossabotadores como os que seguem:

Será que a dieta vale mesmo à pena?”
“Resistir a essa comida é muito difícil”.
“Acho que não quero tanto fazer dieta”.

Você se lembra de ter tido pensamentos como esses antes? Se sim, sabe perfeitamente o quanto podem ser persuasivos. É possível que, algumas vezes, você tenha se convencido desses pensamentos, saído da dieta e parado de emagrecer, ou pior, rapidamente ganhado de volta o peso que trabalhou tão duramente para perder. Você precisa aprender a combater vigorosamente os pensamentos sabotadores. Caso contrário, você poderá seguir exatamente seu velho padrão de desistir quando o caminho se tornar árduo.

Se, por outro lado, você ler seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens várias vezes por dia, todos os dias, essas razões vão estar firmes em sua mente quando se sentir tentado a comer algo que não deveria. Você conseguirá lembrar dos seus motivos para emagrecer no exato momento em que os pensamentos sabotadores tentarem, desesperadamente, convencê-lo de que ceder não vai fazer tanta diferença.

Você será capaz de dizer para si mesmo: “Tanto quanto eu quero comer esta comida e aproveitar um ou dois minutos de prazer, emagrecer é muito importante para mim”.

Você começará a fazer seus Cartões de Enfrentamento agora, no Dia 1, pois lê-los é uma estratégia essencial para perder peso. Em menos de dez minutos, você faz um Cartão de enfrentamento e em menos de um minuto, você o lê diariamente.

BENEFÍCIOS DE EMAGRECER

Então, por que você quer emagrecer?
Pense um pouco nesta pergunta.

Qual o impacto que emagrecer terá sobre estes aspectos da sua vida?
... Vida afetiva, amigos, família, profissão e vida social.
... Nível de energia e participação em divertimentos e atividades recreacionais.
... Corpo, saúde, auto-imagem e funcionamento mental.

Emagrecer vai produzir melhoras significativas em todos eles, mas eu gostaria que você pensasse em cada item delas separadamente.

Por exemplo, emagrecer pode significar sentir-se confortável ao se despir na frente do companheiro; voltar a jogar tênis, golfe, dançar ou retomar outras atividades de lazer que você fazia, mas para as quais você não tem disposição física neste momento.

Pode significar também desfrutar dos passeios na praia e das atividades sociais sem se preocupar com que os outros estão pensando de você.

Procure pensar no maior número possível de vantagens. Muitas outras irão aparecendo à medida que começar a emagrecer. Por exemplo, sentir-se mais autoconfiante e fazer coisas que normalmente você não faz, como: falar em reuniões e participar voluntariamente de comitês.

Escreva essas vantagens em cartões e continue aumentando esta lista sempre que se deparar com uma vantagem que ainda não esteja incluída.

Para iniciar, consulte o Cartão das Razões pelas quais quero Emagrecer, na outra página.
Esta lista de vantagens veio das pessoas que atendi no meu exercício profissional. Imagino que você irá concordar com muitas dessas razões.
Por favor, não pule esse exercício tão importante. Ele não é uma tarefa opcional. Confira todos os itens que se aplicam e anote-os em sua lista de razões adicionais; depois, classifique-as conforme a instrução. É importante realizar essa tarefa antes de continuar lendo.

CARTÃO DAS RAZÕES PELAS QUAIS QUERO EMAGRECER
Marque todas as vantagens que se aplicam a você.

Utilize os quatro espaços adicionais em branco pra acrescentar vantagens mais específicas para a sua vida.
Depois, à direita de cada vantagem, classifique a importância de cada uma: pouco importante; importante; muito importante.
VANTAGEM DE EMAGRECER
QUANTO ESSA VANTAGEM
É IMPORTANTE PARA MIM
o Terei uma aparência melhor
o Serei mais atraente para os outros
o Poderei usar roupas de numeração menor
o Poderei usar roupas de mais estilo
o Ficarei mais feliz quando me olhar no espelho
o Gostarei de comprar roupas
o Não me sentirei tão constrangido
o Receberei mais elogios
o Serei mais saudável
o Serei capaz de fazer mais exercícios sem desconforto ou embaraço
o Viverei mais tempo
o Irei me sentir melhor fisicamente
o Terei mais energia
o Estarei em melhor forma física
o Gostarei mais da intimidade sexual
o Gostarei mais de mim
o Sentirei que tenho controle
o Sentirei que conquistei algo importante
o Sentirei-me mais autoconfiante
o Aumentarei minha auto-estima
o Serei menos autocrítico
o Serei mais extrovertido
o Farei mais coisas "como ir à praia"
o Não ouvirei minha família comentando sobre o que estou comendo
o Conseguirei ser mais assertivo
o Não me importarei de comer na frente dos outros
o Não terei ninguém me incomodando por causa de peso
o
o
o
o



incontroláveis.

Talvez, você não acredite ainda que vá alcançar este estágio. Mas, se acompanhar este programa, chegará ao ponto em que perceberá que não discute mais consigo mesmo sobre comer ou não comer.
Dizer não para alimentos que hoje são irresistíveis estará incorporado à sua natureza.
Você pode imaginar a maravilha que isto representa?

FAÇA SEU CARTAO DE ENFRENTAMENTO DAS VANTAGENS DE EMAGRECER

Copie em um cartão 3X5 (ou equivalente) todas as vantagens com as quais se identificou.

Leve-o em sua agenda, carteira, bolsa ou bolso para ler ao menos duas vezes por dia até que você não tenha mais dificuldade para fazer a dieta - e depois, sempre que houver necessidade.
Para tornar esta lista mais atraente, organize as vantagens em ordem de importância para você.

Copie literalmente suas razões do “Cartão de Enfrentamento das Razões pelas Quais Eu Quero Emagrecer” ou expresse com suas próprias palavras.

Se suas razões forem particulares e você não deseja arriscar que outros vejam, escreva em um código que só você possa entender.

Se você quiser, use a medida do cartão de visitas e escreva apenas uma por cartão... Se preferir, escreva ou digite-as numa folha de papel. Faça qualquer coisa que funcione.

Lembre-se apenas que terá que levar estes cartões com você, porque você precisará lê-los várias vezes por dia.

Além de levar os cartões com você, é interessante colocá-los em locais onde serão vistos frequentemente. Meus pacientes sugeriram estas idéias criativas:
è Salvar a lista na tela do computador.
è Programar seu e-mail para enviar itens da lista de vantagens como mensagens tipo pop-up em intervalos regulares durante o dia.
è Copiar a lista em lembretes autocolantes e colá-los no espelho do banheiro, geladeira ou no painel do carro.
è Colocar a lista atrás da capa de seu caderno de dieta.

Utilize seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens
É importante saber quando e como ler o Cartão de Enfrentamento de Vantagens, já que ele irá ajudá-lo a fortalecer sua motivação e enfraquecer seus pensamentos sabotadores.

Há duas circunstancias em que você precisará ler seu cartão:
1. Todos os dias, em horários planejados.

Leia seu cartão pelo menos duas vezes por dia, em horários específicos, quando for melhor para você. Provavelmente, irá perceber que a leitura dos cartões antes das refeições ajuda a não fugir do planejamento alimentar.
Você pode optar pelos momentos em que sente mais dificuldade para controlar o apetite; para muitas pessoas, isso ocorre um pouco antes do almoço, no final da tarde e/ou no meio da noite.

2. Sempre que estiver lutando contra desejos incontroláveis de comer, tentações ou pensamentos sabotadores.

Algumas vezes, será suficiente pegar seu cartão apenas nos horários programados.
Outras vezes, quando os desejos de comer estiverem mais fortes, você se pegará lendo o cartão com mais frequencia. Por exemplo: muitas pessoas que atendi descobriram que precisavam ler seus cartões mais vezes nos finais de semana e feriados do que em dias de semana.
Para que o cartão tenha efeito, é preciso fazer mais do que uma leitura das palavras.
Todas as vezes em que você estiver lendo uma vantagem, pense: “Quanto isto é importante para mim?”
Classificar cada benefício desta maneira faz com que você pense com mais cuidado do que se você passar os olhos de relance pelas palavras.
O processo ativo de reflexão o ajuda a internalizar as razões e decorá-las, permitindo a você responder seus pensamentos sabotadores sempre que eles tentarem convencê-lo de que não tem importância sair da dieta. 

Lembre-se de ler o Cartão de Enfrentamento de Vantagens Enquanto a leitura do cartão não se torna um hábito, você precisa criar um sistema de lembretes. Pode fazer muitas coisas: colocar uma cópia do próprio cartão ou um recado autocolante em locais que você verá facilmente, talvez, no painel do seu carro, na mesa de trabalho, no espelho do banheiro, na geladeira ou na tela do computador. No lembrete, você pode escrever "Leia seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens". Você pode programar um alarme no relógio de pulso, no telefone celular, no Palmtop ou no computador para tocar em momentos importantes. Pode também mudar o relógio ou pulseira para o braço no qual normalmente você não os usa. A sensação diferente servirá como indício para você pegar o cartão. 

Gostaria que você pensasse em um lembrete agora mesmo. Coloque-o em prática antes do final do dia. Motive-se para ler diariamente seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens Poderá haver dias em que sua consciência dirá “Você não precisa ler os cartões; está tudo sob controle”. Porém, este é somente mais um exemplo de pensamentos sabotadores atravessando seu caminho. Talvez você até precise de um cartão que o incentive a ler seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens, por exemplo:
“Preciso ler meu Cartão das Vantagens pelo menos duas vezes ao dia se quiser resistir às tentações. Isso levará apenas alguns segundos, nada demais. Posso não estar precisando dele psicologicamente hoje, mas precisarei mais tarde.
Tenho de concretizar essas razões em minha mente para quando a dieta ficar difícil”.

ENFRENTE A REALIDADE!
Você chegou até esta parte do capitulo sem criar o seu Cartão de Enfrentamento das Vantagens?
Por favor, não se engane pensando que pode pular este passo.

Se você pretende emagrecer e não voltar a engordar, terá que mudar sua maneira de pensar sobre comida, dieta e sobre você mesmo.

Se seguir apenas alguns passos deste programa, provavelmente terá problemas para emagrecer e manter a perda de peso. E então você irá se culpar: “Eu simplesmente não consigo! Eu não consigo emagrecer!”

Pense: se seu médico receitasse um antibiótico para curar uma infecção grave, você tomaria apenas a metade do comprimido? Claro que não. Do mesmo modo, não pegue um atalho neste programa. Ele é mais eficaz se for seguido em sua totalidade.

O Cartão de Enfrentamento das Vantagens é o primeiro de muitos cartões que você criará para responder aos pensamentos sabotadores. Ao fim de cada dia deste programa, você criará um Cartão de Enfrentamento para ajudá-lo a realizar a tarefa daquele dia.

Conforme o tempo vai passando, você terá muitos pensamentos sabotadores, mas se estiver lendo todos os seus Cartões de Enfrentamento regularmente, você estará apto a neutralizá-los.

As pessoas que atendo me dizem repetidas vezes que estes cartões fazem a diferença para elas. O cartão as prepara para dominar seus pensamentos sabotadores, mudar sua programação mental e fazer o que é preciso para emagrecer. Funcionou para elas - e funcionará para você também.

Em que você está pensando?

Você ainda pode ter pensamentos sabotadores sobre criar ou ler seus Cartões das Vantagens.
Em caso positivo, estas respostas podem ajudá-lo:

Pensamento sabotador:
“Eu não preciso fazer nada para me lembrar de vantagens de emagrecer. Eu sei todas elas”.

Resposta adaptativa:
“Eu as tenho na memória agora. Mas pense em todas as outras vezes em que saiu da dieta. Com certeza, não estava pensando em todas essas vantagens para continuar a dieta”.

Pensamento sabotador:
Eu não estou com vontade de ler a lista de vantagens agora e nem de escrever os cartões neste momento. Farei isso mais tarde”.

Resposta adaptativa:
Para emagrecer, preciso me treinar a fazer o que é necessário, não o que estou disposto a fazer no momento. Se eu protelar esta tarefa, eu posso acabar por não realizá-la”.

Pensamento sabotador:
“Fazer esta tarefa vai exigir muito de mim”.

Resposta adaptativa:
“Honestamente, qual é o esforço que terei que fazer ? De qualquer forma, qual é o problema?”

Pensamento sabotador:
“Este programa não vai funcionar para mim”.

Resposta adaptativa:
Não tenho bola de cristal, então não posso adivinhar se funcionará ou não.
A única coisa que posso saber efetivamente é que não tentei desta maneira antes e não consegui emagrecer definitivamente.
Eu posso tentar desta forma. O que tenho a perder com isso?”


............................................................................................................
COMPROMETA-SE POR ESCRITO
Vou ler meu “Cartão de Enfrentamento das Vantagens de Emagrecer nos seguintes momentos: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Sistema que eu escolhi para lembrar de ler meu Cartão de Vantagens será: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


QUANDO EU ME LEMBRAR CONTINUAMENTE DE TODAS AS RAZÕES PELAS QUAIS QUERO EMAGRECER, FAZER DIETA SERÁ MUITO MAIS FÁCIL.



1 comentários:

  1. Acabei de fazer meu cartão de enfrentamento. Como disse no texto, o finzinho da tarde e começo da noite é quando a "dragoa" desperta no meu ser rsrs e o fim de semana tb é duro pra mim, como se meu corpo soubesse que pode relaxar e se sentir esfomeado nesses dias e horários rsrs.

    ResponderExcluir